quinta-feira, 5 de setembro de 2013

AS PESSOAS E A TECNOLOGIA

Estamos vivendo na era da tecnologia e da comunicação. Apesar disso, nunca se observou tanta falta de boa comunicação entre as pessoas. Grande parte delas estão dando preferência em se comunicar mais por telefones ou computadores, ao invés de uma conversa face a face. 

Nas famílias, tem sido comum, pais e filhos passarem horas em bate-papo virtual, disponibilizando pouco ou nenhum tempo para seus relacionamentos pessoais. Pouquíssimo tempo tem sido investido numa conversa à mesa, num bate papo descontraído, desfrutando os benefícios desse encontro.

No filme de ficção chamado “Os Substitutos”, observamos que a tecnologia foi ganhando gradativamente o espaço dos relacionamentos, e os humanos acabaram dando preferência por se relacionar através dos seus robôs, em detrimento do convívio tradicional entre pessoas, onde o mundo real cedeu lugar para o virtual. É claro que estamos longe disso se tornar uma realidade, mas essas ideias apontam para a necessidade urgente que temos em resgatar a boa comunicação e o entrosamento entre as pessoas.

A tecnologia que proporciona conforto e praticidade, sempre será bem vinda, mas não podemos descuidar ou abrir mão da boa e velha comunicação, pois ela possibilita o estreitamento dos laços de amizade, nela podemos utilizar nossos sentidos, percebendo expressões, captando aromas (que sejam bons) e sentindo os toques de apertos de mão ou abraços afetuosos. Enfim, a boa comunicação produz um ambiente de vida e satisfação ao invés da impessoalidade, frieza e limitação do meio virtual, disponibilizado pela tecnologia.

Pense um pouco sobre isso e adote um estilo mais pessoal e melhor de se relacionar com as pessoas reais.

(Pedro Leite)

Aproveite para assistir esses vídeos que separei:

- A família e a tecnologia - http://youtu.be/d2Sil23wp9E

- Substitutos - http://youtu.be/6KydrSWDAcQ

- Desconectar para conectar. http://youtu.be/vI8pIUmRn_E




2 comentários:

  1. Mais uma vez excelente com seus textos altamente reflexivos e impulsionadores de mudanças internas que com certeza terão consequências externas.Acompanho sua página no facebook a algum tempo e é sempre um prazer ler suas postagens.Parabéns e continue assim.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Pedro. Tenho acompanhado seus textos e tenho adorado as suas chamadas, as suas dicas e suas reflexòes. Parabéns.
    Vou compartilhar
    Um abraço
    Barbara Salgado

    ResponderExcluir